sexta-feira, 13 de junho de 2008

Feijó- Ac, 13/06/08
POR QUE TRABALHAR COM O LIVRO QUESTÕES DE ARTE?

O livro de Cristina Costa oferece ao leitor um recorte sociológico em relação à disciplina Arte.
Esse recorte, caracterizado pelo enfoque nas relações entre o homem, a sociedade e a expressão artística, se propõe a entender o papel da arte na sociedade, a função social do artista, o sentido dos signos das linguagens artísticas num determinado contexto social, o processo de consagração artística, a dinâmica do processo artístico e a relação existente entre a arte consagrada e a de vanguarda.
Nas palavras da autora: “[...] a presente obra não se destina apenas ao estudo da expressão artística e da história da arte, mas a uma ampla área interdisciplinar que envolve também a ciência, a política, a indústria e a tecnologia”.
Desse modo, o conteúdo do livro casa-se perfeitamente com as orientações dos PCN do ensino médio em relação ao ensino de arte: propiciar ao aluno a compreensão da dinâmica sociocultural da arte na vida humana, pois é através dessa compreensão que o sentido cultural da arte se revela.
Ao produzir, apreciar e contextualizar a arte na história e na sociedade, o aluno atravessa saberes que “podem favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania do jovem que se educa na escola de Ensino Médio, fecundando uma consciência de uma sociedade multicultural, onde ele confronte seus valores”, crenças e competências culturais no mundo no qual está inserido” (PCN Ensino Médio, 2000).
A arte é uma disciplina/linguagem que propicia trabalhos interdisciplinares. A partir das informações do livro, o professor de arte ou de outras disciplinas poderá planejar seqüências idáticas e atividades interligadas de modo significativo articuladas a conhecimentos culturais prendidos pelos alunos, a fim de despertar eles o interesse por novas possibilidades de aprendizado eações e de trabalho ao longo a vida.

Cristina Costa
(Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e.
Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Livre-docente em
Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo. Professora de Estética dos Meios de
Comunicação.)

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