sexta-feira, 13 de junho de 2008

Novas Tecnologias e o Professor de Educação Artística
1. INTRODUÇÃO

A necessidade do Futuro Professor de Educação Artística de conhecer Novas Tecnologias por necessidade própria e por representarem a possibilidade de uma nova linguagem de expressão artística (Krause, 1997) (Kristo e Satran,1995) é a principal motivação.
O profissional produtor artístico pode não se sentir a vontade para se expressar em novas tecnologias, mas como orientador deve conhecê-las entender o universo em que seu alunos trabalham e pensam. Presenciamos a evolução da informática nos últimos anos. Partindo da história dos computadores, passando por uma amostra das possibilidades do aproveitamento da Informática na Educação, centralizando o interesse na área de Educação Artística e entrando um pouco na história e uso da Internet, as questões surgem de forma a esclarecer a necessidade do aluno de um curso de graduação em Educação Artística estar habilitado a trafegar com desenvolturas no tema “Novas Tecnologias”.
Este trabalho visa colaborar na elaboração de um programa mínimo dessa nova disciplina nos currículos das faculdades de licenciatura, justificada na minha própria experiência profissional e nas dificuldades que eu mesma tive que superar, devido à falta de preparo e conhecimento na área.
Sugestão para elaboração de um plano de curso para a disciplina com conteúdo mínimo suficiente para "apresentar" ao futuro professor os recursos para melhor desenvolver seu trabalho, conhecer os principais programas e saber adaptá-los para o uso na área e, ainda, aprender a utilizar a Internet com fins de pesquisa e de produção artística pela sua característica primordial de interatividade.

Novas Tecnologias e o Professor de Educação Artística
Jurema Luzia de Freitas Sampaio
Faculdade de Comunicação - Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP - São Paulo – SP. Rua Turmalina, 37 - 13088-460 - Campinas, SP, Brasil
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