sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Artes - IdA
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Prof.: Christus Nóbrega
Tutora: Ludmila de Araújo Correia
Aluna: Polyana de Sousa Cordeiro

Atividade 4 – Assistir e resenhar o filme
O filme nos conta a história de vida de um sossegado vendedor de seguros chamado Truman. A sua vida é monitorada pela mídia desde que nasceu, ou seja, a sua vida é um reality show vigiado vinte e quatro horas por dia, com um detalhe, ele não sabe de nada. Se quer imagina que sua família e sua própria esposa Mery não passam de atores contratados para garantir que ele siga sua vida sem perceber nada e, com isso, uma boa audiência. A cidade onde ele acha que vive é simplesmente um enorme estúdio.
Sem saber, Truman, faz parte da vida de milhões de pessoas, estas por sua vez o acompanham desde sempre e não ficam um só instante sem saber qual será o próximo passo de Truman. O filme traz duas realidades bem diferente que é a vida vivida por Truman, para ele completamente normal e a vida de Truman vista pelos telespectadores, que seria o show.
Os produtores do programa ganham milhões transmitindo a vida de Truman pela televisão, tudo isso porque acreditam que são capazes de dominar por completo a vida das pessoas, controlá-las a ponto determinar seus padrões de vida, de consumo, visando sempre o lucro com a venda de seus produtos, não importando quem vai consumir ou o que está consumindo desde que gerem lucro, pois todo produto que Truman adquire vira marketing para os milhões de americanos.
Truman começa a sentir que algo está errado e resolve ir embora enfrentando uma verdadeira maratona para sair da “cidade” onde vive.
Os reality shows têm um espaço significativo na televisão atualmente. É um tipo de programa que atrai grandes audiências, o que faz com que produtores invistam cada vez mais nesse formato.
A mídia é mostrada no filme de forma manipuladora, usando o seu poder para seduzir e iludir massas, além de vender produtos. A propósito, "O Show de Truman" satiriza a publicidade na televisão, com os personagens fazendo propaganda de produtos de uma forma bastante artificial.
Outra questão levantada no filme é sobre a veracidade e ética dos reality shows. No Brasil, programas como Big Brother, Casa dos Artistas e, agora, A Fazenda são conhecidos justamente por mostrarem a vida real, e são divulgados como programas sem roteiro. Entretanto, assim como em "Show de Truman", discute-se a questão de que há sim um roteiro por trás desses programas de realidade, afinal, há dinheiro envolvido no processo, e os produtores não podem correr o risco de terem prejuízo com histórias enfadonhas, que não atrairiam o público. Isso é abordado logo no início do filme, quando Cristof diz que "Não há roteiro. Não há intromissões. Através dessa prática, o filme critica a mídia e seu poder sobre a população.


Fonte de pesquisa:
GOOGLE
http://www.overmundo.com.br/overblog/truman-em-busca-da-liberdade
Blog: www.artpoly.blogspot.com

Nenhum comentário: