Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Artes - IdA
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Prof.: Christus Nóbrega
Tutora: Ludmila de Araújo Correia
Aluna: Polyana de Sousa Cordeiro
Atividade 4 – Analisando a TV
Caminho das Índias
É uma novela da rede Globo escrita por Glória Perez e foi dividida em duas fases diferentes. Na primeira Bahuan perde os pais e forma-se a composição do núcleo indiano e a outra é uma passagem de tempo de vinte anos, onde a trama começa a se desenrolar totalmente com a junção dos demais personagens.
É uma novela cheia de contrastes, pois exibe as crenças, os valores e a cultura que diferenciam o ocidente do oriente, mas seu foco principal é a cultura indiana onde tem a diferença de castas, que é o que define um homem importante ou não, o casamento arranjado, como se realizam os casamentos, o preconceito sofrido pelos dálitis, o respeito às pessoas mais velhas, aos pais, dentre outros.
As primeiras cenas foram gravadas nas cidades de Jaipur no Rajastão e Taj Mahal, na Índia e as demais no Brasil.
A trama principal da novela está no triângulo amoroso entre Bahuan, Maya e Raj. Maya se apaixona por Bahuan, um jovem bonito, rico, culto, porém, é um dalit, o amor dos considerados mais sujos que o próprio lixo. Sua família arranja-lhe um casamento com Raj, filho de um importante comerciante de tecidos.
Mas a novela não retrata somente histórias de amor, mas também, aborda temas de ambição e ganância como o caso dos irmãos Cadore, a sociopatia, vivida pela personagem Yvone, nos dá exemplos da educação brasileira, assim como, os problemas enfrentados entre professor, aluno e pais, um exemplo é o bulling, o vandalismo, as doenças psicológicas, como a esquizofrenia, distúrbios mentais, o preconceito, a traição, o hinduísmo, etc.
Todos estes são assuntos do cotidiano de nós brasileiros, que querendo ou não estão presentes em nossa sociedade. Eles chegam através do jornalismo que nos trazem histórias de roubo, sequestro, violência, no que o homem é capaz de fazer para conseguir dinheiro, descaso com idosos e doentes mentais, enfim, seria bom um pouco dos costumes indianos em nosso País para resgatar um pouco dos valores que se perderam há muito tempo.
A novela em si é uma constante comparação entre os valores e costumes indianos e brasileiros. Um fator que me chamou a atenção é que lá, na Índia, eles fazem negócios somente pela palavra sem precisar fazer contratos, apenas a palavra basta, algo raro no Brasil onde tentam burlar até mesmo um papel assinado.
Se houvesse uma forma de reescrevê-la deixaria como está, pois ela nos mostra os reais problemas enfrentados pela nossa sociedade. A novela é uma alerta para todos nós no que diz respeito a procurar soluções, a lutar pelos direitos, que estão bem esquecidos.
www.artpoly.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário